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segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A importância das creches e jardins-de-infância para o desenvolvimento das crianças

 
 
Desde o nascimento, a criança começa a conhecer-se a si própria e ao mundo em que vive através do seu corpo e das interacções que estabelece com as pessoas que a rodeiam. Assim, cabe à família o papel primordial da educação da criança, sendo indiscutível que as outras interacções se revelam alicerces para tudo o que é apreendido no seio do agregado familiar. A família deverá proporcionar liberdade à criança para que esta possa explorar o meio e relacionar-se com outras crianças, tornando-a mais autónoma e segura. Como psicóloga, tomo a liberdade de vos sugerir que recorrer ao infantário poderá ajudar-vos nessa tarefa.

A função da educação consiste em gerar e criar o desenvolvimento, pelo que as creches e jardins-de-infância em muito contribuem para a promoção das competências cognitivas, emocionais e sociais da criança, através da interacção activa com educadores, com outras crianças e com materiais cuidadosamente escolhidos (1). 

As crianças que frequentam este tipo de instituições tendem a revelar melhores níveis de quociente intelectual (Q.I), a se expressarem mais facilmente e a apresentar mais energia e motivação para aprender, prevenindo o insucesso escolar.
Ao nível emocional e social, estes centros de aprendizagem parecem tornar as crianças mais sociáveis, cooperativas e atenciosas, com maior capacidade de adaptação a situações novas, mostrando mais persistência e auto-confiança. Alguns estudos revelam ainda que a frequência em infantários previne efeitos negativos no comportamento que podem surgir apenas na adolescência, tais como depressão e ansiedade, agressividade e baixa auto-estima (2).

Se pensarem na influência que exercem sobre a criança, parece evidente a importância de uma partilha da acção educativa entre a escola e a família, representando critérios de qualidade de uma creche e jardim-de-infância a participação dos pais nas actividades escolares e o auxílio das instituições no aperfeiçoamento das práticas parentais dos mesmos.

(1) Dolto, F. (1999).  Profissão: Pais - O papel dos pais no desenvolvimento da criança e da sua identidade. Lisboa: Pregaminho.
(2)  Feldman, R. D., Olds, S. & Papalia, D. (2001). O Mundo da Criança. (8ª edição). Nova Iorque: McGraw - Hill.


Cláudia Pereira

Psicóloga
tel. 919 247 417

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