Ofertas educativas

(devidamente autorizados pelas autoridades competentes)

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os museus e as crianças

 
Muitas vezes quando pensamos em museus ou outros espaços culturais só nos lembramos de coisas enfadonhas e muito chatas para as crianças. Obviamente, este facto varia de criança para criança, umas interessam-se mais do que outras.
Mas temos de perceber que as crianças podem ser motivadas a fazer visitas a museus se lhes conseguirmos explicar o que vão vendo de forma muito simples. E muitas vezes temos de fazer uma visita um pouco mais rápida do que desejaríamos, fazendo alguns atalhos pelo museu.

Actualmente, muitos museus já têm serviços educativos de qualidade que permitem experiências muito enriquecedoras para crianças. Alguns destes serviços educativos já organizam semanas temáticas durante as férias escolares para que sejam uma alternativa para as famílias deixarem as suas crianças. Já existem visitas guiadas diferenciadas para crianças e para adultos é só estarem atentos aos horários.
E não ir a um concerto por causa dos filhos já não é desculpa. Alguns espaços já têm locais onde podem deixar os vossos filhos sempre bem acompanhados por pessoal especializado, por exemplo, na Casa da Música (Porto), no Centro Cultural de Belém (Lisboa) e no Teatro Municipal Joaquim Benite (Setúbal).

No entanto, é sempre importante que tenham em atenção os interesses das crianças. Uma criança que tenha gosto por tecnologias prefere ir ao Museu das Comunicações do que ao Museu de Arte Antiga. Uma criança que goste do contacto com animais vai preferir ir ao Jardim Zoológico ou ao Zoo da Maia.
Considero importante mostrar-lhes um pouco de tudo, por isso, visitem vários espaços culturais e se possível quando as entradas são gratuitas ou possam optar pelo bilhete família (sai sempre mais em conta).

O cartão família primeira imagem permite-lhe ter descontos em algumas actividades no Jardim Zoológico de Lisboa e na Tapada Nacional de Mafra.

Teresa Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário